terça-feira, 20 de julho de 2010

Nova regra na NFL

Nos últimos dias, com uma velocidade fora do comum foi aprovada a nova regra, instituindo um novo sistema.
Por enquanto ela só foi aprovada para os Playoffs . Essa nova regra consiste em que: Ambos times obrigatóramente terão posse de bola no tempo extra.
Na semana passada, foi feita a votação entre os proprietários da NFL, e por 28 votos a 4 essa nova regra foi aprovada; os únicos proprietários que contra foram: Bills, Ravens, Bengals e (Coincidentemente)*Vikings . A nova regra foi instituida a partir da nova temporada que começou em Junho, e foi feita exatamente para dar mais emoção aos tempos extras, e não acabar com um field goal; porém temos uma peculiaridade: se o time que recebeu a 1ª bola fizer o TD... FINAL DE JOGO. O 2º time só poderá receber a bola se o 1º time fizer somente o field goal.
Veja agora ao pé da letra, o que diz exatamente a nova regra:
  • Ambos times devem ter a oportunidade de ficar com a bola ao menos uma vez durante o tempo extra. Isso só não acontecerá se o time que receber o chute inicial anotar um touchdown. Se isso acontecer, esta equipe será considerada a vencedora.
  • Se o time que estiver com a bola fizer um field goal na posse inicial, a outra equipe terá o direito de fazer o seu ataque. Se esse time fizer um touchdown, o jogo terminará. Caso o empate persista, quem anotar primeiro, não importando a maneira, será o vencedor.
  • Se o empate persistir após 15 minutos do tempo extra, o jogo seguirá até que alguém pontue.
Foi confirmado também que, em Maio, haverá uma nova reunião dos proprietários para que a regra seja utilizada também na temporada regular (não somente nos Playoffs).
O comissário Roger Goodell apoiou totalmente essa nova regra afirmando maior competitividade e de melhor qualidade. Assim como o Presidente do Atlanta Falcons Rich McKay: "Foi realmente uma boa discussão no sentido de que houve muita discussão em público, como em privado sobre a regra, que é sempre bom. [..] tivemos esta discussão por muitos anos. Nós nos sentimos que a proposta deste ano ... foi realmente uma oportunidade de fazer o que sempre pensamos. É uma regra muito, mas muito boa, morte súbita, ainda melhor."
Porém antes de tudo isso ser aprovado tiveramos infinitas especulações, como dito acima nas citações; e a mais básica delas foi de que a precisão dos kickers está cada vez melhor (que o diga a temporada passada e Jason Elam).
*Apesar da derrota dos Vikings para os Saints(que ganharam no coin flip e fizeram o field goal em sua 1ª posse de bola) nos Playoffs da temporada passada, coincidentemente ou surpreendentemente um dos votos contra foi dos Vikings.
Mas na minha opinião a frase mais intimidadora do dia foi a do Prsidente dos Colts : "
Havia muita gente na comissão, inclusive eu, que não estavam dispostos a ser a favor deste. Mas quando você vê as estatísticas, você começa a percorrer as explicações, e tornou-se óbvio que nós realmente precisávamos fazer alguma coisa(para mudar isso)." Para mim, isso só prova que apesar de não concordarem plenamente, os americanos estão sempre dispostos a evolução, não só do esporte, mas do país todo.
Mais novidades, postarei aqui.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário